Truques para diminuir a gordura trans da dieta

0

A vilã entope artérias e aproxima doenças cardiovasculares. Veja algumas dicas para afastar essa gordura ruim do dia a dia.

Até pouco tempo ainda desconhecida, a gordura trans pode causar sérios problemas à saúde do coração. Ela é uma gordura que se forma no processo de hidrogenação natural ou industrial (está presente em leites e carnes, por exemplo) e, por isso, não é possível erradicá-la totalmente da dieta. Mas é possível e muito indicado reduzir o consumo.

Sem valores diários recomendados pela Anvisa, por ser uma gordura nociva, os produtores de alimentos são obrigados a informar no rótulo o quanto de gordura está presente naquele pacote. E é nisso que se deve ficar de olho.

Veja algumas dicas para reduzir o consumo da gordura trans na dieta:

1. Evite alimentos fritos: frango, pastéis, salgadinhos e outras frituras carregam gordura trans e colesterol. Em vez de fritar, uma opção é usar a frigideira para “saltear” o alimento, que usa.

2. Modere no fast food: eles são ricos em colesterol, mas muitas cadeias de restaurantes já oferecem opções saudáveis. Procure alimentos frescos e evite frituras.

3. Reduza o consumo de preparos de sobremesa: misturas para bolos e doces podem ser convenientes, mas muitas têm quantidades de gorduras trans.

4. Atenção ao consumo de macarrão instantâneo e sopa em copo: são coringas em uma dieta de quem não tem muito tempo.

5. Escolha cuidadosamente os congelados: leia os rótulos e escolha os alimentos mais próximos à sua forma natural e evite os que tenham gordura saturada, trans e colesterol.

Share.

About Author

Leave A Reply