Tomate na prevenção do câncer de mama

0

Artigo sugere que levar o fruto ao prato é receita para o corpo ter mais adiponectina, hormônio envolvido na prevenção dessa doença.


Velho conhecido da ala masculina, que tem nele um aliado contra o câncer de próstata, o tomate agora mostra uma nova vocação: aplacar a probabilidade de mulheres na pós-menopausa desenvolverem tumores mamários. O achado vem do Ohio State University Comprehensive Cancer Center, nos Estados Unidos.

Na investigação, 70 voluntárias seguiram uma dieta enriquecida com o fruto do tomateiro por dez semanas. Depois desse período, ficaram 14 dias sem passar perto do alimento. Daí, por outras dez semanas, investiram na soja. “Percebemos que o consumo do tomate fez os níveis de adiponectina subirem 9%. Nas mulheres que não eram obesas, essa taxa elevou 13%”, revela Adana Llanos, professora-assistente de epidemiologia na Escola de Saúde Pública Rutgers. “Quantidades altas desse hormônio estão associadas a uma redução no risco de ter câncer de mama”, explica.

O que permanece um mistério é de que forma o tomate ajudaria na empreitada. Por enquanto, vale saber que as integrantes da pesquisa consumiram o correspondente a 25 miligramas de licopeno – antioxidante poderoso encontrado no alimento. Ou seja, um copo de suco de tomate ou uma combinação de sua sopa com meio copo do famoso molho vermelho que recobre as massas.

 

O tomate é prestigiado faz tempo por afastar males como câncer e colesterol alto.
Foto: Getty Images

Share.

About Author

Leave A Reply